Terça, 19 de Junho de 2018
Destaque Home Notícia
Histórias da PGE: atuação de Cláudia Marçal faz a diferença na PPMA
06/06/2018 15h34 - Atualizado em 06/06/2018 15h40

Graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cláudia Marçal começou sua carreira como Procuradora do Estado há 14 anos. Quando ingressou na PGE foi lotada na Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA), onde está atualmente. Isto se deu pela experiência com o Direito Ambiental e o Mestrado em Desenvolvimento Sustentável concluído pela Universidade de Brasília (UnB).

Além da PPMA, Cláudia também já passou pela Assessoria do Gabinete do Procurador-Geral e atuou como Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), ocasião em que participou como membro da comissão organizadora do último concurso para Procurador do Estado e da coordenação de parte das comemorações dos 50 Anos da PGE.

Com mais de uma década de carreira na Procuradoria, Cláudia teve a oportunidade de acompanhar a evolução e a modernização dos trabalhos na instituição. “Vejo que a evolução da PGE segue a evolução do próprio Direito. Hoje lidamos com a agilidade do processo eletrônico e a necessidade de se adaptar aos conceitos de um Direito consensual de solução de conflitos”, disse.

Atualmente, na PPMA, Cláudia conta que a equipe tem participado das audiências de conciliação, em demandas coletivas. A Especializada está desenvolvendo ainda um trabalho voltado às alternativas consensuais em processos de desapropriação, com vistas, inclusive, à atuação preventiva. Isso evita o ajuizamento de ações e gera economia significativa para os cofres públicos.

Seguir carreira na advocacia pública sempre esteve nos planos da Procuradora que hoje é um dos destaques da PGE com sua atuação criteriosa e sempre muito eficaz.  “Acredito que o Procurador do Estado deve ter uma visão multi e interdisciplinar. Nossa atuação não ocorre de forma isolada. A PGE, hoje, não é somente o órgão de orientação e consultoria jurídica, nós participamos efetivamente da formulação das políticas públicas, num foco, inclusive, preventivo de demandas judiciais. Nosso trabalho é essencial para a sociedade”, afirma.